Universidades incentivam pouco o empreendedorismo, diz pesquisa
O site da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresenta esta matéria que levanta uma discussão muito grandiosa para a educação. A meu ver, o empreendedorismo não tem que ser incentivado apenas nas universidades, mas sim em todos os momentos da educa
ção de uma pessoa, desde a Educação Básica até à vida acadêmica, pois é um assunto inovador e dinâmico. O Brasil precisa de mais empreendedores! Vale a pena a leitura e a reflexão!
Universidades incentivam pouco o empreendedorismo, diz pesquisa
Segundo estudo, estudantes não enxergam as faculdades como ponto de partida para o próprio negócio.
Ao contrário do que acontece em outros países, os estudantes brasileiros não consideram a universidade um bom lugar para o empreendedorismo. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Instituto Data Popular e encomendada pelo Sebrae e pela Endeavor.
O estudo “Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras” mostrou que apenas 36% dos alunos acreditam que as salas de aula satisfaçam suas necessidades sobre empreendedorismo. Entre os professores, a média é de 65%.
Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade não conversa com professores sobre negócios. Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 instituições de ensino, em todas as regiões do País, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016.
Hoje, as universidades têm poucas ações ligadas ao empreendedorismo. A maior parte das iniciativas apenas incentiva os estudantes, mas não oferece visão empreendedora e conhecimentos mais profundos em gestão de novos negócios, franquias e inovação e tecnologia. “Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da economia”, diz Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, em nota.

Para os alunos que já empreendem, as universidades deveriam investir em conteúdo, incubadoras e eventos sobre empreendedorismo. Hoje, 38% das faculdades entrevistadas oferecem este tipo de atividade. “É importante fortalecer a conexão dos educadores com o mercado, seja trazendo mais empreendedores para a sala de aula, seja aproximando os alunos de redes de alumni”, afirma Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor, em nota à imprensa.
Fontes:
Sites: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Sebrae e Endeavor.