metodologia vivencial e participativa
A metodologia vivencial e participativa oferece uma oportunidade única de criar, em tempo reduzido, condições favoráveis para a construção da aprendizagem e do autoconhecimento. Por meio da vivência e experimentação, os participantes aprendem fazendo e fazem aprendendo. Percebem, em algumas vivências, que é possível aprender brincando, o que gera um clima de satisfação e abertura para a produtividade e a criatividade.
O processo da aprendizagem vivencial permite o desenvolvimento de novas habilidades e comportamentos, além da criação e reforço de valores, que são resultados do ciclo: experiência, análise, paralelo com o real e estabelecimento de compromisso pessoal de mudança, como mostra o diagrama abaixo.
A melhoria de atitude a partir da experiência vivenciada pode alcançar graus variáveis de estabilidade e ocorre como consequência de estímulos e respostas individuais do participante, que na interação com o outro aprende, podendo originar a aprendizagem coletiva e colaborativa.
O método baseia-se essencialmente na premissa:
“O que ouço, esqueço. O que vejo, me recordo.
O que faço, aprendo.”
(Confúcio – Século IV a.C)
Assim, os programas de palestras e oficinas experienciais são por excelência laboratórios do dia a dia das instituições, onde se familiarizam os recursos metodológicos, informativos e pessoais, com alto nível de desempenho e aproveitamento dos participantes.
Conheça outras vantagens da
aprendizagem vivencial.
• O conhecimento é de suma importância, mas é na experiência que as sensações, sentimentos, identificação de valores, comportamentos e princípios são vivenciados, transpondo o conhecimento teórico para a prática, possibilitando o autoconhecimento para que a aprendizagem seja significativa.
- •Desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
- • Aprendizado com os colegas, confronto de ponto de vista e habilidade de chegar ao consenso.
- • Responsabilidade do grupo e identificação de responsabilidade individual.
- • Elevada motivação do grupo que se abre para o aprendizado pelo componente lúdico e pelo desafio.
- • Permite que, em ambientes controlados, a experiência de simulação prepare para a vida e para o trabalho, antes que os erros e problemas ocorram no ambiente real.
- • Rapidez no aprendizado por propiciar, por exemplo, que aconteça em minutos o que aconteceria em dias numa situação real.
- • Realismo, pois as tomadas de decisão são verdadeiras, embora aconteçam em um ambiente simulado.